sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Marcos Cleoce entrevistado no Jornal do Comércio de Itaituba

O cliente da Gota D'água Sr. Marcos Cleoce, foi entrevistado pelo Jornal do Comércio de Itaituba.
Cleoce é proprietário da marca Feirão Magazine em Itaituba. Foi o primeiro cliente da agência naquela cidade. Veja na íntegra a entrevista:

Marcos Cleoce Lima de Aguiar fala de sua história de vida e de sua atividade como empresário, no Perfil do Empresário, página que o Jornal do Comércio dedica a quem trabalha no mundo dos negócios. Ele é o proprietário do Feirão Magazine.Filho de seu Benedito Nascimento de Aguiar e de dona Maria Lima de Aguiar é irmão do vereador César Aguiar. Tem mais cinco irmãos. Nasceu em Santarém, no dia 4 de fevereiro de 1972. É casado com a senhora Graciete Araújo de Aguiar, com quem tem duas filhas, Márcia Gabriele e Marília.

A infância, a adolescência e a juventude viveu no bairro de Fátima, em Santarém, numa época em que a Avenida São Sebastião ainda nem era asfaltada. As brincadeiras eram muito voltadas para o jogo de bola com os colegas, além de outras. Estudou no Colégio D. Amando, um dos mais bem conceituados da região. Chegou a começar o curso superior em Ciências Contábeis, mas, sentiu que não se identificava com o mesmo, o que lhe fez parar.“Nas férias a gente ia para a loja com o papai. Ele sempre deu liberdade para nós escolhermos que caminho cada um queria seguir. Eu sempre me identifiquei com o comércio. Quando eu tinha 18 anos papai se afastou do comércio. Foi nessa oportunidade que eu comecei a trabalhar no ramo de calçados. No ano de 1994 eu vim para Itaituba, com 22 anos de idade. O começo não foi fácil, até que eu me adaptasse.

Em 2006 as coisas estavam muito difíceis para mim. Não conseguia ver saídas. Então, eu conheci o Paulo Sena, da Gota D’Água, que me disse que eu precisaria fazer uma campanha publicitária agressiva, para chamar atenção dos consumidores. Naquele momento nasceu a idéia da promoção VENDAVAL, que de fato puxou para cima o astral da loja, causando muito alvoroço na cidade. O resultado financeiro foi muito bom. Vendemos muito. Lembro que em pleno mês de fevereiro nós conseguimos superar vendas de dezembro. A campanha fez muito sucesso, mas, muita gente ficou preocupada querendo sabendo que vendaval era aquele que estava sendo anunciado. “O pessoal da televisão me ligou, pedindo para a gente antecipar para o público o que seria o tal vendaval, porque os telefonemas eram constantes de pessoas querendo saber do que se tratava, pensando que fosse algo relacionado com forças da Natureza”, disse Marcos.

O empresário disse que experimentou o sabor amargo de quebrar uma vez. “Aconteceu no ano 2000. Na época o nome da loja era Malucão dos Calçados. Cheguei a fechar as portas. Na ocasião fui embora para Belém, onde tive oportunidade de ter minha própria loja, trabalhando junto com primos que tenho lá. Naquela época, o prefeito de Belém era o Edmilson Rodrigues, que resolveu colocar o trem turístico para circular pelo centro da capital. Para que isso acontecesse, era preciso fazer um grande trabalho no centro. Nossa loja era na Rua João Alfredo, local por onde passam os trilhos. Máquinas pesadas passaram seis meses trabalhando lá, o que inviabilizou as lojas daquele setor. Foi então que eu resolvi voltar para Itaituba, depois de quatro anos.Quebrar é uma coisa muito ruim para qualquer empresário. Contudo, a gente precisa saber tirar lições quando isso acontece. Antes, eu trabalhava muito na base da improvisação.

Hoje em dia a gente trabalha de forma planejada. Planejamento é fundamental. Continuamos recebendo assessoria da Gota D’Água, que vem um a vez por mês a Itaituba para fazer esse trabalho de acompanhamento. Tenho um controle de estoque organizado, invisto no treinamento dos nossos colegas funcionários, trabalho de maneira programada com campanhas na mídia”, afirmou Marcos.Atualmente, o Feirão Magazine gera 18 empregos diretos. Tem uma filial na Travessa João Pessoa e outra na cidade de Jacareacanga, que tem dado boa resposta. A vontade de crescer com planejamento continua. Está sendo feita uma pesquisa de mercado na cidade de Uruará, onde uma filial deverá ser aberta em breve.Marcos afirma que não tem nenhuma vontade de trocar Itaituba por outra cidade. Voltou a estudar, cursando atualmente Teologia há um ano e meio, somente para aumentar seus conhecimentos a respeito de religião. Pelo menos por enquanto não tem intenção de desenvolver nenhum tipo de trabalho pastoral. Congregado da Igreja da Paz, ele entende que pode ajudar mais a igreja como empresário. Ele finaliza dizendo que é otimista quanto a Itaituba, cuja economia continua oferecendo boas oportunidades.

Publicado na edição 114 do Jornal do Comércio

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