terça-feira, 30 de novembro de 2010
Ação certa, na hora errada
domingo, 28 de novembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Massabor lança marca de sorvete
Colégio Dom Amando lança campanha de matrícula 2011
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Eventos na área de Marketing pelo Brasil
GP10 - Conferência da área de planejamento São Paulo - 29 de novembro
Eleição na Associação Comercial e Empresarial de Santarém
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Confiança do consumidor cresce e continua a quebrar recordes
Para Aloísio Campelo, economista da FGV, as razões para a elevada confiança do consumidor são muitas. “É uma combinação de fatores. Todas as variáveis estão bem favoráveis em outubro, é possível que, pelo fato de o Brasil ter passado pela crise de uma maneira melhor do que os outros emergentes, isso possa ter influenciado a resposta favorável dos consumidores quanto à situação atual da economia”, ponderou, acrescentando motivos como a satisfação da população quanto aos rumos da economia.
O ICC é composto por dois indicadores, o Índice de Situação Atual (ISA), que recuou 0,1% no mês, e o Índice de Expectativas, que subiu 0,2%. Em relação a outubro de 2009, o ICC teve alta de 7,5%. Segundo a FGV, a porcentagem dos consumidores que preveem melhora nas finanças pessoais nos próximos meses subiu de 34,6% para 36,2% entre setembro e outubro, enquanto a fatia dos que preveem piora caiu de 3,1% para 2,8%.
Para a CNI, os principais motivos para a nova alta do Inec são as melhores avaliações quanto ao desemprego e à inflação. O indicador de expectativa relacionada ao emprego saltou 6%, quebrando também o recorde histórico, enquanto o índice de expectativa de inflação avançou 5,9%, para o maior patamar em 4 anos. A parcela dos consumidores que dizem ter reduzido suas dívidas melhorou 3,3% (outro recorde). Os demais índices que compõem o indicador geral tiveram crescimento mais tímido ou até pequenas quedas, insuficientes para segurar a alta conjunta.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Marcos Cleoce entrevistado no Jornal do Comércio de Itaituba
O cliente da Gota D'água Sr. Marcos Cleoce, foi entrevistado pelo Jornal do Comércio de Itaituba.
Cleoce é proprietário da marca Feirão Magazine em Itaituba. Foi o primeiro cliente da agência naquela cidade. Veja na íntegra a entrevista:
Marcos Cleoce Lima de Aguiar fala de sua história de vida e de sua atividade como empresário, no Perfil do Empresário, página que o Jornal do Comércio dedica a quem trabalha no mundo dos negócios. Ele é o proprietário do Feirão Magazine.Filho de seu Benedito Nascimento de Aguiar e de dona Maria Lima de Aguiar é irmão do vereador César Aguiar. Tem mais cinco irmãos. Nasceu em Santarém, no dia 4 de fevereiro de 1972. É casado com a senhora Graciete Araújo de Aguiar, com quem tem duas filhas, Márcia Gabriele e Marília.
A infância, a adolescência e a juventude viveu no bairro de Fátima, em Santarém, numa época em que a Avenida São Sebastião ainda nem era asfaltada. As brincadeiras eram muito voltadas para o jogo de bola com os colegas, além de outras. Estudou no Colégio D. Amando, um dos mais bem conceituados da região. Chegou a começar o curso superior em Ciências Contábeis, mas, sentiu que não se identificava com o mesmo, o que lhe fez parar.“Nas férias a gente ia para a loja com o papai. Ele sempre deu liberdade para nós escolhermos que caminho cada um queria seguir. Eu sempre me identifiquei com o comércio. Quando eu tinha 18 anos papai se afastou do comércio. Foi nessa oportunidade que eu comecei a trabalhar no ramo de calçados. No ano de 1994 eu vim para Itaituba, com 22 anos de idade. O começo não foi fácil, até que eu me adaptasse.
Em 2006 as coisas estavam muito difíceis para mim. Não conseguia ver saídas. Então, eu conheci o Paulo Sena, da Gota D’Água, que me disse que eu precisaria fazer uma campanha publicitária agressiva, para chamar atenção dos consumidores. Naquele momento nasceu a idéia da promoção VENDAVAL, que de fato puxou para cima o astral da loja, causando muito alvoroço na cidade. O resultado financeiro foi muito bom. Vendemos muito. Lembro que em pleno mês de fevereiro nós conseguimos superar vendas de dezembro. A campanha fez muito sucesso, mas, muita gente ficou preocupada querendo sabendo que vendaval era aquele que estava sendo anunciado. “O pessoal da televisão me ligou, pedindo para a gente antecipar para o público o que seria o tal vendaval, porque os telefonemas eram constantes de pessoas querendo saber do que se tratava, pensando que fosse algo relacionado com forças da Natureza”, disse Marcos.
O empresário disse que experimentou o sabor amargo de quebrar uma vez. “Aconteceu no ano 2000. Na época o nome da loja era Malucão dos Calçados. Cheguei a fechar as portas. Na ocasião fui embora para Belém, onde tive oportunidade de ter minha própria loja, trabalhando junto com primos que tenho lá. Naquela época, o prefeito de Belém era o Edmilson Rodrigues, que resolveu colocar o trem turístico para circular pelo centro da capital. Para que isso acontecesse, era preciso fazer um grande trabalho no centro. Nossa loja era na Rua João Alfredo, local por onde passam os trilhos. Máquinas pesadas passaram seis meses trabalhando lá, o que inviabilizou as lojas daquele setor. Foi então que eu resolvi voltar para Itaituba, depois de quatro anos.Quebrar é uma coisa muito ruim para qualquer empresário. Contudo, a gente precisa saber tirar lições quando isso acontece. Antes, eu trabalhava muito na base da improvisação.
Hoje em dia a gente trabalha de forma planejada. Planejamento é fundamental. Continuamos recebendo assessoria da Gota D’Água, que vem um a vez por mês a Itaituba para fazer esse trabalho de acompanhamento. Tenho um controle de estoque organizado, invisto no treinamento dos nossos colegas funcionários, trabalho de maneira programada com campanhas na mídia”, afirmou Marcos.Atualmente, o Feirão Magazine gera 18 empregos diretos. Tem uma filial na Travessa João Pessoa e outra na cidade de Jacareacanga, que tem dado boa resposta. A vontade de crescer com planejamento continua. Está sendo feita uma pesquisa de mercado na cidade de Uruará, onde uma filial deverá ser aberta em breve.Marcos afirma que não tem nenhuma vontade de trocar Itaituba por outra cidade. Voltou a estudar, cursando atualmente Teologia há um ano e meio, somente para aumentar seus conhecimentos a respeito de religião. Pelo menos por enquanto não tem intenção de desenvolver nenhum tipo de trabalho pastoral. Congregado da Igreja da Paz, ele entende que pode ajudar mais a igreja como empresário. Ele finaliza dizendo que é otimista quanto a Itaituba, cuja economia continua oferecendo boas oportunidades.
Publicado na edição 114 do Jornal do Comércio
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Circulando pela cidade o "gotamóvel"
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Kotler fala sobre 5 questões fundamentais do Marketing
Muitas conversas nas redes sociais incluem opiniões favoráveis e desfavoráveis a respeito das marcas. Toda companhia agora está em um aquário com muitas pessoas discutindo os méritos de seus produtos e de suas marcas. Com isso, as empresas que não têm qualidade não sobreviverão. Já as fortes ficarão ainda melhores e as fracas se afogarão num mar de discussões negativas.
Considere um hotel que tenha uma conta de água cara porque os hóspedes tomam banho sem limites e eles querem que os lençóis das camas sejam trocados diariamente. Esse hotel pode trocar o chuveiro e perguntar aos clientes se eles se importariam se os lençóis não fossem trocados diariamente, o que no total reduziria a conta de água. O fato é que precisamos distinguir entre ações de sustentabilidade que representam economia de dinheiro e aquelas que demandam gastos. Adicione a isso a boa opinião do cliente em relação às companhias que estão se tornando ecologicamente corretas e teremos uma equação de valor para as empresas.
65% das empresas brasileiras estão nas redes sociais
Os dados mostram que para 70% das empresas entrevistadas as mídias sociais são estratégicas para os negócios, enquanto 40% acham estas ferramentas importantes e 50% acreditam que o nível de importância é desejável. Menos de 10% afirmam que as redes sociais são imprescindíveis, contra outros 10% que consideram desnecessárias.
Apesar da alta utilização, para o diretor-executivo do Ibramerc, Richard Lowenthal, as redes sociais ainda são vistas como um canal complementar. “Todos entendem como um meio de comunicação muito importante, mas não fundamental. A maioria está em fase de teste, buscando entender como isso pode agregar ao seu negócio”, explicou.
De acordo com estudo da consultoria Accenture, que analisou os perfis de 24 pessoas, ligadas a 4.341 amigos ao todo, as empresas têm muito a se beneficiar das informações disponíveis pelos usuários. Dos perfis analisados, 70% trazem informação sobre a formação educacional, 50% exibem o histórico profissional e o estado de relacionamento e ainda 30% indicam seus interesses em programas de TV favoritos. Tais informações são muito importantes na hora de direcionar os esforços de venda de um determinado produto ou serviço a determinados consumidores. “Isso cria uma relação de fidelização e proximidade com o cliente, o que é de extrema importância em uma era de constante mudança”, explicou o líder da Accenture Interactive no Brasil, Cristiano Dencker.
Além de se beneficiar quando um usuário clica num link da marca ou visita o site da empresa, a coleta de informações sobre o público-alvo e o monitoramento de mercado também podem ser realizados através das redes sociais. Segundo o Ibramerc, 46% das empresas utilizam esta ferramenta para monitorar o mercado, 45% para monitorar os clientes e 39% para se informar das ações da concorrência. Para isso, 20% das empresas entrevistadas deixam um funcionário exclusivamente com este serviço, mais de 10% disponibilizam dois ou três funcionários e mais de 40% não têm nenhum funcionário exclusivo para esta atividade.
Por enquanto, dos resultados atingidos pelas empresas que utilizam as redes sociais como complemento de marketing, 45% dizem que o maior benefício trazido pela ferramenta é o fortalecimento da marca e 44% afirmam que ainda não tiveram nenhum benefício. Somente 6% indicaram fidelização do cliente e 5% apontaram geração de vendas.
Das redes sociais mais utilizadas, o Twitter está em primeiro lugar (84%), seguido do YouTube (62%) e Facebook (61%). Quanto às consideradas mais relevantes, o Twitter está em primeiro novamente (42%), seguido de blogs, Facebook e Linkedin.
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Contrato de consultoria empresarial entre Gota D'água e Paraíso Shopping Center
sábado, 6 de novembro de 2010
As 10 Mulheres mais poderosas do mundo 2010
1º. Michelle Obama (Primeira dama dos EUA)
2º. Irene Rosenfeld (Executiva-chefe da Kraft Foods)
3º. Oprah Winfrey (Apresentadora)
4º. Angela Merkel (Chanceler alemã)
5º. Hillary Clinton (Secretária de Estado dos EUA)
6º. Indra Nooyi (Executiva-chefe da PepsiCo)
7º. Lady Gaga (Cantora)
8º. Gail Kelly (Executiva-chefe da WEstpac)
9º. Beyonce Knowles (Cantora)
10º. Ellen DeGeneres (Comediante)
72º. Gisele Bundchen (Modelo)
95º. Dilma Rousseff (Candidata a presidência)
Lista completa neste link.
Fonte: Forbes
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Classe D entra de vez nas faculdades brasileiras
O movimento das classes populares em direção às faculdades não tem volta. Dos alunos matriculados que formam o quadro nacional, 58% pertencem à classe C e somente 19% representam a classe mais rica do país. Os motivos para a “invasão” são muitos. Desde a oferta de crédito e projetos do governo como o ProUni, até instituições que se adaptam ou nascem com o objetivo de atender e ensinar os alunos menos favorecidos financeiramente.
Porém, o maior incentivo a investir em sua educação é o retorno financeiro. Para os alunos da base da pirâmide, esta é a chance para que se consiga um emprego e um salário melhor no futuro. Neste cenário, a facilidade ao crédito e a melhoria da distribuição de renda não é mais o passaporte para compras no varejo, mas sim para o universo do conhecimento.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Paraíso Shopping Center inaugura cinema 6D
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Vendas do varejo podem subir 12% este ano, diz CNDL
A previsão anterior era de uma alta de até 10% frente a 2009 (ano em que foi registrado crescimento de 6% ante 2008), mas o crescimento registrado em agosto ficou acima das expectativas, segundo pesquisa do IBGE. “Há aumento da renda e do emprego, além de uma grande oferta de crédito. Todos esses fatores são muito importantes para o varejo”, explicou à Agência Estado o técnico da coordenação de serviços e comércio do instituto, Reinaldo Pereira, que também destacou a “estabilidade de preços” e o papel do câmbio na redução de preços em segmentos importantes como supermercados, informática, celulares e eletrodomésticos. Pereira explica que “o câmbio prejudica os exportadores, mas favorece o varejo, que pode fazer mais promoções”.
Para Pellizzaro, os últimos resultados são “bastante animadores”. “Não há falta nenhuma de crédito no varejo”, observa. “No fim do ano, teremos volume de compradores a prazo bem maior que em 2009. E isso nos projeta um Natal bastante positivo”, avalia. Com os últimos números, a previsão já chega a 12%. “O Dia das Crianças demonstrou a explosão do consumo. Foi a data festiva com maior crescimento no ano. Isso demonstra que as vendas estarão muito aquecidas. Se já cresceu 11%, vamos crescer mais que isso. Hoje já podemos falar em crescimento 12%. O que não vamos é parar de crescer”, declarou ao iG.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Fashion Kids Miau
A área de lazer (piscina) da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) está na expectativa para a realização de um super evento. O “MIAU FASHION KIDS”, organizado pela Grife de Moda Praia – Miau. O evento acontecerá no dia 7 de novembro.
MIAU FASHION KIDS promete descobrir novos talentos no mundo fashion infantil. Com o intuito de revelar o casal infantil que atuará na campanha de lançamento da Coleção 2011, a grife está fazendo inscrições em suas lojas para as crianças de 3 a 12 anos interessadas em participar. A inscrição dá direito a um maiô e uma saída de banho (no caso das meninas) e uma sunga e uma camisa (no caso dos meninos), além de dois convites para o desfile.
A idéia surgiu da empresária Jolene Santana, proprietária da Grife Miau.
Gota D'água ganha novo cliente em Belém
Andrea Decorações é o novo cliente da agência em Belém. A empresa atua no segmento de decorações para o lar e fica localizada na Av Gentil Bitencourt. O Sr. Edy, proprietário da Andrea Decorações, realizou uma reunião geral com a equipe apresentando a Gota D'água como a nova parceira do grupo. Na ocasião o diretor da agência ministrou a palestra "O sucesso não ocorre por acaso".