terça-feira, 19 de outubro de 2010

O povo brasileiro é o segundo mais otimista do planeta

O povo brasileiro é o segundo mais otimista do planeta, atrás apenas dos chineses, entre 22 países avaliados por pesquisa do Instituto Pew Research Center, dos EUA. Metade dos brasileiros está satisfeita com a situação geral do país e 49% estão insatisfeitos. Na China, foram 87% satisfeitos. No Brasil, foram entrevistadas mil pessoas.
De acordo com a pesquisa, a atual situação econômica é um dos principais motivos para o otimismo da população. 62% dos brasileiros entrevistados acham boa a situação econômica nacional, 75% creem que a economia do Brasil vai melhorar, 53% acreditam que o país se tornará uma potência global um dia e 76% dizem que o governo está fazendo um bom trabalho na área.
O presidente Lula continua entre os políticos mais citados na lista de líderes. Ele tem o apoio de 78% dos entrevistados e 84% da população acha que ele tem influência positiva sobre a situação atual do país. A confiança dos brasileiros também está alta com o presidente norte-americano, Barack Obama, que obteve 56% de aprovação. Já o venezuelano Hugo Chávez teve um apoio de somente 13%.
Dentre os temores dos brasileiros, 85% apontaram as drogas e o narcotráfico como problemas graves, seguidos pela criminalidade (83%), políticos corruptos (79%), desigualdade social (66%), poluição (62%), doenças infecciosas (58%) e problemas econômicos (53%). O polêmico programa nuclear do Irã (alvo de sanções internacionais por suspeitas de fins bélicos) teve 65% de rejeição dos brasileiros, que também mostraram apoio às restrições impostas ao governo de Mahmoud Ahmadinejad. 54% dos entrevistados acham que o ideal seria adotar uma intervenção militar no país islâmico.
Sobre a nação campeã, o levantamento mostra que 52% dos brasileiros veem a China positivamente, contra 34% que têm uma visão negativa do país. Por sua vez, os Estados Unidos têm 62% de opiniões favoráveis dos entrevistados e 29% desfavoráveis.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário